SUS oferece cirurgia de ponta para pacientes em Canoas
terça-feira, 30 de abril de 2013O Hospital Nossa Senhora das Graças deu uma lição de cidadania e respeito aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), neste sábado. Uma equipe de médicos coordenada pelo urologista Luciano Zuffo realizou um mutirão de dez procedimentos de ureteroscopia a laser no Centro Cirúrgico Melton Inácio Both. Ação foi feita em parceria com o Day Hospital Clínica de Assistência Gaúcha e com a empresa Anser Br, que doou os equipamentos na cidade de Canoas descartáveis para as cirurgias.
O mutirão beneficiou pacientes que sofriam de cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, uma doença crônica que limita o dia a dia e as atividades laborais dos doentes. “A cólica renal é considerada a segunda dor mais intensa. Não existe posição para o alivio, nem medicação, e o paciente fica obrigado a se hospitalizar para tomar morfina”, explica o urologista Luis Augusto Tarrago, que participou do mutirão. “Este procedimento é o que tem de mais moderno em cirurgia a laser. Ele fragmenta todo o cálculo e permite que o paciente volte às atividades em dois dias”, explica.
Custo de R$ 8 mil só em material
O alto custo é o grande limitador para que os pacientes possam realizar o procedimento de ureteroscopia a laser. O tratamento ainda não é disponível pelo SUS e custa, em média, R$ 8 mil só em material cirúrgico descartável por paciente. Os 10 pacientes operados foram selecionados e encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde e então avaliados pela equipe médica de Luciano Zuffo, que usou como critério os casos mais urgentes. “Selecionamos os casos em que os doentes tinham mais risco de danos nos rins e nas funções renais”, explica o colega dele Luis Augusto Tarrago.
Fonte: Diário de Canoas
Mais notícias sobre Canoas:
- Próxima Cãominhada do Diário de Canoas acontecerá em 26 de maio
- Estado da Cidade - Um Retrato de Canoas 2012 será lançado hoje
- Mês de aniversário do Boneco Juca movimenta extensa programação de livro e leitura em Canoas
- Após reforma UBS União é reaberta à comunidade em Canoas
- Entrega dos uniformes se inicia em 2 de abril em Canoas