Reunião começa definir implantação do aeromóvel em Canoas
terça-feira, 12 de março de 2013Após o anúncio de que o governo federal vai liberar recursos do PAC 2 para a implantação da primeira fase do aeromóvel de Canoas, ligando o bairro Guajuviras à estação Mathias Velho do trensurb, a Prefeitura iniciou na sexta-feira uma série de reuniões para dar andamento ao projeto.
O prefeito Jairo Jorge se reuniu com representantes da Aeromóvel do Brasil, da empresa Bourscheidt – responsável pelo projeto – e da Trensurb, para definir o cronograma de implantação do novo modelo de transporte na cidade de Canoas que deverá ser oferecido na cidade em cerca de três anos.
Em menos de um ano da assinatura do convênio de viabilização do aeromóvel, o Município conseguiu garantir os recursos para a primeira etapa da obra, que terá seis quilômetros de extensão.
Durante a reunião foram apresentados itens da proposta encaminhada e aprovada pelo governo federal. O eixo leste, como está sendo chamado, deverá contar com nove estações que ficarão localizadas na Avenida 17 de Abril, no Guajuviras, e Boqueirão. Seis veículos farão as viagens e atenderão, cada um, 300 passageiros.
O investimento desta primeira etapa chegará a R$ 47,9 milhões. Hoje, 33 mil pessoas percorrem o trecho entre os dois bairros mais populares da cidade, representando 44% de todos os passageiros que utilizam o transporte público em Canoas.
O PRIMEIRO LOTE DO AEROMÓVEL
9 estações
600 metros de distância entre cada estação
6 veículos mais um de reserva
300 passageiros para cada veículo
1 minuto de viagem entre cada estação
20 segundos de veículo parado entre estações
R$ 47,9 milhões para implantação da primeira fase
Fonte: Jornal de Canoas
Mais notícias sobre Canoas:
- Canoas e outras duas cidades têm a gasolina mais barata do Rio Grande do Sul
- Canoas pode ter primeiro Cartório Especializado para crimes de homofobia e de racismo
- DNA do Brasil vai debater a construção de uma identidade nacional em Canoas
- 188ª Prefeitura na Rua acontece no sábado dia 26
- Canoas recebe lote com 24 mil doses de vacina contra a gripe