DNA do Brasil vai debater a construção de uma identidade nacional em Canoas
segunda-feira, 8 de abril de 2013A construção de um retrato sobre a “Formação Histórica e Cultural do RS e do Brasil”, a partir de olhares de expoentes em diversas áreas sociais, é o objetivo central do projeto DNA do Brasil, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Unilasalle.
O primeiro debate ocorre no próximo dia 10 de abril, com a participação do filósofo e cientista social Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC do Estado de São Paulo, e do prefeito Jairo Jorge.
Esta iniciativa vai reunir em Canoas pessoas de reconhecido destaque no cenário cultural do Estado – artistas, intelectuais e gestores públicos. Os encontros vão ocorrer sempre na segunda quarta-feira de cada mês, no Salão de Atos do Unilasalle, das 19h30 às 21 horas.
Amplitude acadêmica
Além da realização dos debates, a parceria com o Unilasalle insere esse projeto no curso na cidade de Canoas de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da instituição, por meio do qual acadêmicos devem participar do módulo como parte integrante de sua formação. A atividade será gratuita e aberta a toda comunidade.
Após o final desse primeiro módulo do projeto está prevista a produção de uma publicação, com a documentação dos debates. Também estão confirmados para esse evento nomes como o escritor e professor Donaldo Schüller, o jornalista Juremir Machado e o governador do Estado, Tarso Genro. Para o segundo módulo, previsto para o próximo ano, a abordagem deve enfocar outras culturas regionais do País.
Os primeiros painelistas
Danilo Santos de Miranda
Especialista em ação cultural, é diretor do Departamento Regional do SESC – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. É formado em Filosofia e Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares na PUC/SP, na FGV/SP e no IMEDE – Management Development Institute, de Lausanne (Suíça). É conselheiro do Museu de Arte Moderna de guia São Paulo (MAM), da Fundação Itaú Cultural, do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e do Art for the World – Suíça. Foi presidente do Conselho Diretor do Fórum Cultural Mundial/2004, em São Paulo. Tem participado como conferencista em eventos internacionais e sido agraciado com homenagens de reconhecimento ao seu desempenho em favor da cultura.
Jairo Jorge
Formado em jornalismo, de 1993 a 2000 exerceu a profissão em diversas redes de televisão. Também desempenhou funções executivas, como chefe de gabinete do ministro da Educação, secretário adjunto e, por fim, ministro interino, quando representou o governo brasileiro em missões oficiais na Espanha, Costa Rica, Portugal, França e Argélia. Até o ano de 2008, foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários da Ulbra Canoas. Também atua há mais de 20 anos na vida pública. Antes de ser eleito prefeito de Canoas – reeleito em 2012 – já havia concorrido ao mesmo cargo em 1985, sendo à época, o mais jovem candidato a prefeito do Brasil. Ex-vereador (1988 a 1992), o mais votado na ocasião.
Cronograma
10 de abril – Danilo Santos de Miranda e Jairo Jorge
8 de maio – Charles Kiefer e Francisco Marshall
12 de junho – Donaldo Schüller e Luiz Antônio Araujo
10 de julho – Marcos Rolim e Esther Pillar Grossi
14 de agosto – Sergius Gonzaga e Juremir Machado da Silva
11 de setembro – Cintia Moscovich e Luiz Augusto Fisher
9 de outubro – Arthur de Faria e Roger Lerina
13 de novembro – Tarso Genro e Jairo Jorge
Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas
Mais notícias sobre Canoas:
- Canoas terá Encontro de Igualdade Racial no próximo dia 15
- Dia Mundial de Conscientização do Autismo vai envolver Dia A em Canoas
- Canoas sediará o terceiro Fórum Mundial de Autoridades Locais da Periferia
- Canoas tem atividades durante a Semana Nacional dos Museus
- Saiba como será a mobilização de Canoas para o Dia do Desafio