Contagem regressiva para a Feira do Livro em Canoas
quinta-feira, 16 de maio de 2013Uma caminhada puxada por palhaços, fadas e bruxas marcou, na semana passada, o lançamento da programação da 29ª Feira do Livro. Considerada uma das maiores do Estado do RS, a feira vai de 1º a 15 de junho na Praça da Bandeira e no Calçadão. O objetivo deste ano é superar o público de 33 mil pessoas registrado no ano passado.
O cortejo cultural partiu do pátio do Unilasalle, na Rua 15 de Janeiro, foi até o Calçadão e retornou pela Rua Victor Barreto. Os participantes – incluindo o patrono Decio Dalke e o xerife Rafael de Moura – distribuíram fôlderes com a programação. Um dos destaques do evento na cidade de Canoas deste ano está previsto para a noite de 11 de junho, quando o escritor Ariano Suassuna participa de aula magna. Haverá ainda encontros diários com escritores, oficinas, palestras e apresentações artísticas.
De acordo com a gestora da Unidade de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Andréa Falkenberg, a feira terá 36 bancas divididas nos dois locais. De segunda a sexta o evento irá das 9 às 20h30, nos sábados das 9 às 18 horas e, nos domingos, das 11 às 17 horas.
Escolas podem agendar visitas
A Secretaria Municipal de Cultura já abriu o agendamento para a visitação de escolas na 29ª Feira do Livro da cidade de Canoas. Segundo Andréa Falkenberg, os contatos podem ser feitos por telefone (3478-4449) e por e-mail (feiradolivrocanoas@gmail.com).A secretaria fica na Rua Ipiranga, 105, sala 10.
Andréa reforça que desde o dia 15 de maio começou a funcionar a Linha da Leitura. Tratasse de um ônibus que percorrerá escolas e praças da cidade para divulgar a Feira do Livro.
Lançamentos do Patrono
Durante a caminhada de ontem, o patrono Decio Dalke confirmou que lançará quatro livros na feira: um romance, um de ficção científica, um de contos e um de poesias. E admitiu que a quinta obra só não sairá por falta de recursos. “A literatura é pouco apoiada no Brasil. Muita coisa boa deixa de ser lida porque os autores não têm dinheiro para lançá-las”, comentou o patrono. Luisa Geisler será a escritora homenageada e Passo Fundo a cidade homenageada.
Fonte: Diário de Canoas
Mais notícias sobre Canoas:
- Feira do Livro de Canoas é aprovada como projeto prioritário pela Lei de Incentivo a Cultura
- Próxima Cãominhada do Diário de Canoas acontecerá em 26 de maio
- Maurice Durozier, do Théâtre Du Soleil, fará espetáculo em Canoas no próximo dia 26 de abril
- Mostra de Arte e Criatividade dos CAPS continua no Canoas Shopping
- Prefeitura na Rua será na Praça Pinto Bandeira dia 15 de junho em Canoas