Energia solar alternativa a famílias de baixa renda em Canoas
quinta-feira, 30 de maio de 2013A busca por sistemas alternativos de energia está cada vez maior com o aumento do consumo e a dependência mundial da geração de energia através de fontes não renováveis.
Em guia Canoas, a energia solar é uma opção sustentável para o abastecimento de água quente em domicílios, e já foi instalada em 59 famílias do Loteamento das Torres, no bairro Fátima, e na área Macroquarteirão 1, no Guajuviras – através do projeto Transformando Consumidores em Clientes da AES Sul, em parceria com a Prefeitura.
O sistema de aquecimento é composto de placas solares e reservatório térmico (boiler). As placas absorvem a radiação solar e o calor do sol captado nelas é transferido para a água. De acordo com Joceane Gasparetto, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, os equipamentos foram instalados também em 144 domicílios do loteamento Canoas Minha Terra 2, e estão sendo colocados nas 346 casas que estão sendo construídas para o reassentamento de famílias da BR-448.
Água aquece muito em dias de sol
Moradora do Macroquarteirão 1, no Guajuviras, a dona de casa Tânia Regina Camargo, 48 anos, foi uma das beneficiadas com o sistema que capta energia solar.
Ela aprova a iniciativa da Prefeitura e AES Sul, e garante que a água na cidade de Canoas é tão quente como a do chuveiro elétrico. Segundo Tânia, a economia com a energia também diminuiu consideravelmente. “Desde que sistema foi instalado aqui em casa, a água aquece muito em dias de sol. Além disso, o equipamento traz uma grande economia no orçamento doméstico”, revelou.
Fonte: Diário de Canoas
Mais notícias sobre Canoas:
- Prefeitura na Rua será na Praça Pinto Bandeira dia 15 de junho em Canoas
- Muito movimento e poucas compras para o Dia das Mães em Canoas
- Feira do Livro de Canoas é aprovada como projeto prioritário pela Lei de Incentivo a Cultura
- Gotinha contra a poliomelite continua à disposição em Canoas
- SECOPA oferece 680 vagas para cursos gratuitos em Canoas